quarta-feira, 31 de outubro de 2007

ECO ATITUDE | Campanha de conscientização


Cartilha
Newsletter educacional 1

Newsletter educacional 2

Newsletter educacional 3
Newsletter educacional 4

Newsletter educacional 5

Newsletter educacional 6

Newsletter conscientização 1
Newsletter conscientização 2
Newsletter conscientização 3
Newsletter conscientização 4
clique na imagem e leia a redação

ETAPA DE CONSCIENTIZAÇÃO

A campanha de conscientização tinha como objetivo engajar os colaboradores no cuidado com a natureza no ambiente de trabalho e promover as ações de coleta seletiva e redução do desperdício. A criação seguiu a regra básica dos 3R’s: reduzir, reutilizar e reciclar, orientando os funcionários através da explicação constante e enfática das normas de conduta e uso das lixeiras. A identidade visual da campanha partiu da premissa de que o projeto de reciclagem estava integrado ao Programa APOIO COPERIO, de qualidade total no ambiente de trabalho. Portanto toda identidade visual utiliza o papagaio, mascote do Programa APOIO, aliado ao símbolo universal da reciclagem, composto pelas três setas contíguas.

ECO = meio-ambiente, casa, lar. Logo ECO-ATITUDE = atitude em casa.


Depois de instalada a infra-estrutura necessária para o bom funcionamento do projeto e criada a identidade visual, lançamos a campanha educacional ECO-ATITUDE durante a realização da Semana SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, na qual se reúnem todos os funcionários da empresa em suas filiais e onde na COPERIO, é realizado o Coffee-Break do Programa APOIO. A empresa e filiais amanheceram com peças da campanha expostas e a cada um dos funcionários foi distribuído um Kit ECO-ATITUDE com camiseta, adesivo, sacola lixeira e cartilha educacional, usada também para acompanhar palestra sobre o projeto, realizada pelo biólogo gestor do programa.

A partir do lançamento enviamos à cada três dias durante um mês, a todos os funcionários uma newsletter orientando a execução da coleta seletiva, além de curiosidades e informações que provocavam as ações do público. Ao término desta, quatro novas newsletters foram enviadas com o tema “simples é reciclar”, enfatizando a importância e o porquê realizar ações ambientais, além da utilização de placas de jardim espalhadas em todos os setores da empresa. Textos de orientação eram enviados frequentemente aos gerentes lembrando-os das responsabilidades de manter o incentivo aos funcionários. Ao público externo foi veiculada matéria no Jornal do Almoço – RBS local sobre o lançamento da campanha, também foi produzido informe publicitário para rádio e jornais locais.

Ao final do ano a campanha reciclou cerca de 25 mil quilos de resíduos e reduziu os gastos de manutenção da limpeza e compra de materiais de R$ 4000 para R$ 1300, além de renovar a consciência dos funcionários e consumidores da marca.